19 de dezembro de 2011

Resenhas e Autores Nacionais


Há pouco tempo criei um perfil na rede social Skoob, que tem este slogan: Livros, autores, histórias e amigos, todos conectados no SKOOB.
Quer uma rede social melhor para um viciado por livros?
Me interessei muito e já fui me integrando com ela, e foi daí que surgiu a idéia inicial desta página de Resenhas (e de outros lugares que já cito).
Comecei a escrever, no Skoob, algumas resenhas de livros que já li, e tomei gosto pela coisa. Logo já tinha várias escritas.
Então, navegando pela Blogosfera, encontrei um tipo de blog que também me interessou muito: os blogs literários.
São blogs que postam resenhas de livros, divulgam lançamentos, fazem promoções e outras coisas mais, e dois blogs me inspiraram para criar a página de Resenhas no meu blog:


Ambos são blogs literários que incentivam novos autores nacionais, que é o meu caso. Autores nacionais, no Brasil, sofrem séria discriminação, tanto por parte das editoras quanto dos próprios leitores, que pensam que, por ser nacional, a história não é boa. As editoras que dão chance para nós são editoras pequenas, o que acaba fazendo com que o preço dos livros cresçam, por causa das pequenas tiragens, o que dificulta ainda mais a concorrência com livros de autores famosos.
O “Gaveta Abandonada” publicou um texto falando especificamente disso, Os problemas dos novos autores, e o “Livros e Atitudes” fez um texto especialmente indicando novos livros de autores nacionais: Dúvidas sobre presentes de Natal? Que tal livros nacionais?.
Sinto na pele o drama vivido por autores nacionais que tentam divulgar e vender seus livros, e, antes disso, publicá-los. Eu consegui uma editora rapidamente, até, mas meu livro foi recusado por pelo menos três grandes editoras. Esperamos que essa atitude delas mude, que não invistam apenas em livros de fora que virarão best-sellers assim que forem lançados aqui. Nós, os autores nacionais, merecemos a nossa chance, nossas histórias também são boas!
Quer um exemplo?
Bem, é isso. Dê, você também, uma chance aos autores do Brasil, principalmente para aqueles que estão começando agora. Nós também somos bons!

2 comentários:

Beatriz Gosmin disse...

Gostei muito do seu comentário a respeito do preconceito com os autores nacionais. Acho isso um absurdo mas não nego que há algum tempo atrás eu tinha sim, um certo preconceito.

Mas depois de quebrar a cara tantas vezes com ótimas obras, vi que em nosso país há sim escritores muito bons.

Obrigada por citar meu blog e fico feliz que você tenha resolvido fazer resenhas em seu blog.

Beijos!

Bia | Blog Livros e Atitudes

Gustavo R. Fragazi disse...

Você não está sozinha nessa: eu também tinha preconceito!
Os únicos livros nacionais que tinha realmente lido eram os do Paulo Coelho, mas depois que li Dragões de Éter... E mais ainda quando eu me tornei um autor e comecei a sentir na pele o sofrimento.

Não tem de que ;D

Beijo!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Online Project management